ActiveInspire Vs. Smart Notebook

10-01-2010 11:19

A utilização do quadro interactivo depende muito do software que se utiliza e a falta do ainda distante formato único cria normalmente muitas dificuldades aos professores. Exemplo disso é o facto de muito professores de matemática terem criado aulas em ficheiros do Interwrite que agora não conseguem abrir nem importar nos novos quadros interactivos Promethean do Plano Tecnológico.

Na realidade este é um defeito que não podemos contornar facilmente. Se é permitido ao novo software da Promethean - ActiveInspire- importar ficheiros do notebook e do powerpoint, o mesmo não podemos dizer de ficheiros do Interwrite. A solução passa mesmo pelo famoso copy paste ou por instalar mais do que um programa de quadro interactivo em cada computador.

No entanto, aquilo que é uma desvantagem,também pode ter as suas vantagens!

Vejamos o exemplo da capacidade de criar jogos e legendas do ActivInspire - o professor pode utilizar as ferramentas de recipiente para criar aulas que possuem uma resposta interactiva, só aceitando as respostas correctas (ver aqui exemplo de 1.ª aula com alguns jogos deste tipo - legenda e correspondência). Como resposta da Smart, temos o Kit ferramentas pedagógicas 2.0 da Smart que permite criar jogos de diferentes tipos de forma ainda mais simples e directa (desde jogos de palavras, descobrir letras, jogo de conhecimento a penaltis, palavras cruzadas, legendas,...). Este kit da smart inclui animações em linguagem flash que podem ser totalmente configuradas por alunos e professores para criar jogos muito dinâmicos, sobretudo para os níveis escolares do básico.

Como podemos ver este é mais um exemplo da importância da concorrência entre diferentes fornecedores de software. Ambas as soluções são interessantes: o ActiveInspire pela versatilidade que permite, apesar de mais exigente em tempo e o kit da Smart notebook pela facilidade de criação de uma grande panóplia de jogos, desde legendas, classificação, jogos de letras e palavras cruzadas....

Resumindo: o professor deve utilizar as ferramentas que melhor e adequam aos seus objectivos, tendo sempre presente que não precisa de estar preso a um determinado tipo de software para criar as suas aulas interactivas.

Luís Barata

Nota: Este artigo é apenas uma manifestação de opinião que não pode ser encarado como um crítica ou estudo completo sobre as diferenças entre os dois softwares.

Voltar

Procurar no site

Julho 2010 ©